Subscribe to RSS Feed

Repercurssões

O Núcleo de Estudos de Linguagem, Línguas Minoritárias e Imaginário, NELIM, tem como objetivo desenvolver pesquisas centradas na semiótica discursiva de A. J. Greimas e seus seguidores, na antropologia do imaginário de G. Durand e na ecolinguística, esta última no que tange às línguas minoritárias. As atividades do NELIM tiveram início em 2008, com um grupo constituído de alunos da Graduação e da Pós-Graduação e de professores da Faculdade de Letras, com encontros quinzenais de estudos sobre o imaginário de Durand. Em 2009, o grupo teve continuidade e iniciou-se o estudo da semiótica e do imaginário na Pós-Graduação. Nesse ano realizou-se ainda um ciclo de palestras sobre imaginário e G. Bachelard.

Em 2010, o grupo começou a estudar a fenomenologia de G. Bachelard, relacionando-a com as estruturas do imaginário. Realizou-se também o I Ciclo de Discussões On-Line sobre o imaginário do medo. Em 2009 e 2010, a líder do grupo realizou uma pesquisa piloto sobre o romanês, variedade da língua romani dos ciganos kalderash de Aparecida de Goiânia-GO.

Para 2011, estão previstos: a) encontros semanais sobre a obra “Antropologia do imaginário”, de Durand; b) um ciclo de palestras sobre imaginário e línguas minoritárias, sob a ótica da ecolinguística; c) continuidade do estudo da língua dos ciganos de Aparecida de Goiânia, pela líder do núcleo, em colaboração com Hildo Honório do Couto, da UnB. Algumas repercussões das atividades do NELIM: . Participação em congressos . Publicações de resumo em Anais de Congresso: . Publicações de artigos em revistas especializadas . Publicação do livro “Linguística, ecologia e ecolinguística” (São Paulo: Contexto, 2009).